Concreto armado vs. alvenaria estrutural: Saiba mais sobre essas soluções
1 de julho de 2020 Concreto armado vs. alvenaria estrutural: Saiba mais sobre essas soluções São tantas as opções de materiais disponibilizadas no mercado da construção civil que as dúvidas começam a ser algo muito natural. Afinal, qual delas é melhor: Concreto armado ou Alvenaria estrutural? Ambas são soluções inteligentes e importantes para que de fato a obra seja concretizada. Ou seja, são sistemas de construção para uma edificação de qualidade. Antes de mais nada, é importante que você conheça cada um deles. Confira abaixo!  

Concreto Armado

Concreto armado O concreto armado é o sistema de construção mais usado no Brasil, ademais, é uma solução muito durável e versátil. Nesse método, usa-se vigas e pilares que formam uma espécie de esqueleto da edificação. Dessa forma, as paredes não são usadas para sustentar o peso da construção. O concreto armado é bastante democrático, pois ele pode ser usado em todos os tipos de construção, inclusive para projetos que pretendem utilizar diferentes tipos de esquadrias ou planejam reformas futuras. Uma curiosidade é que o concreto armado foi usado no Brasil pela primeira vez em 1982 em construções habitacionais em Copacabana no Rio de Janeiro. Desde então, ele vem sendo uma opção para inúmeros tipos de obra.  

Vantagens do concreto armado:

Uma delas sem dúvida nenhuma é a liberdade para elaborar projetos bem diferenciados, pois o fato de não colocar o peso da construção em cima das paredes, permite que se faça reforma futuras para mudança de layout do imóvel sem o receio de que tudo irá desabar. Ademais, com esse sistema de construção, é possível usar esquadrias de todos os tamanhos e formatos visando personalizar ainda mais a estética do imóvel. Todavia, vale lembrar que as obras com o concreto armado são mais demoradas, pois é necessário quebrar as paredes para instalar a parte hidráulica, o que demanda mais tempo e investimento.  

Alvenaria Estrutural

Concreto armado Esse sistema de construção é completamente diferente do concreto armado. Nesse caso, não há a presença de vigas e pilares, pois todo o peso da obra fica em cima das paredes. Ou seja, são as paredes que vão sustentar o peso do imóvel. Por isso, é importante contratar especialistas na hora de construir, pois os riscos de desabamento são maiores nesse caso. O processo de edificação envolve o uso de blocos de concreto e cerâmica que  conforme são encaixados vão dando a sustentação. Para que essa estrutura não se quebre, é necessário usar somente esquadrias que não saiam do padrão. Com relação a instalação hidráulica e elétrica, essas devem ser feitas durante o assentamento para evitar futuros cortes nas paredes.  

Vantagens da alvenaria estrutural:

Esse tipo de sistema construtivo é recomendado para obras que não contenham muitas divisões internas que não sejam paredes, ou até mesmo, para projetos mais simplistas, sem fachadas de vidro por exemplo. Além disso, é importante salientar que a alvenaria estrutural não pode ter modificações futuras, uma vez que as paredes não podem ser removidas devido seu papel de sustentação. Entre as vantagens de usar essa estrutura são: Agilidade no projeto, economia e redução de consumo de materiais. Como visto acima, tanto o concreto armado como a alvenaria estrutural tem suas aplicações importantes na construção. O que realmente deve ser levado em conta é o projeto da obra e quais são as expectativas para a mesma a longo prazo. Além disso, o mais importante é contratar profissionais especializados para garantir que toda a obra será feita com toda a segurança necessária.  Fale com a Construtora JV e conheça as considerações de cada sistema construtivo para saber qual dessas opções é a mais indicada para a suas ideias. Gostou do conteúdo? Confira também: Planejamento de Obra: Saiba o que é e como fazer o seu!  
Postado pelo Construtora JV
O quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0


Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Artigos relacionados
O que pode acontecer se a construção for diferente da planta da prefeitura?
24, junho, 2020 O que pode acontecer se a construção for diferente da pla... Você fez um projeto, porém a construção é diferente da planta enviada para a Prefeitura. Será que is...

leia mais

5 dicas para você montar a cozinha do seu apartamento
29, janeiro, 2021 5 dicas para você montar a cozinha do seu apartamento Montar a cozinha do seu apartamento é uma tarefa muito importante, afinal, esse ambiente requer func...

leia mais

Nova Odessa terá apartamento Premium voltado para casais jovens
26, novembro, 2020 Nova Odessa terá apartamento Premium voltado para casais ... O Green Tower é o mais novo empreendimento da Construtora JV e tem com foco entregar para jovens cas...

leia mais