O que pode acontecer se a construção for diferente da planta da prefeitura?
24 de junho de 2020 O que pode acontecer se a construção for diferente da planta da prefeitura? Você fez um projeto, porém a construção é diferente da planta enviada para a Prefeitura. Será que isso pode dar algum problema a curto ou longo prazo? A aprovação da Prefeitura é muito importante para se certificar que as normas do município com respeito a construções serão devidamente seguidas. Cada cidade tem suas leis com relação ao conjunto de construções, o objetivo é que todo o contexto fique devidamente harmônico e também, impedir que uma construção atrapalhe a outra. Por isso, se percebe que em algumas localidades, até o número de pavimentos da construção é limitado, sobretudo em regiões litorâneas.  

Como funciona o processo de aprovação do imóvel pela Prefeitura?

planta diferente da prefeitura   Qualquer obra ou reforma que mexe com as estruturas do imóvel precisa de aprovação da Prefeitura. O responsável técnico envia a planta para a Prefeitura, eles avaliam todos os detalhes e se estiver dentro das conformidades estabelecidas, o projeto é aprovado. Posteriormente, a construção pode ser iniciada. Caso o construtor não tiver essa aprovação, a construção é considerada " ilegal" e as consequências disso são graves, uma delas é a " interdição" e severas "multas".  

O que acontece no caso de construção diferente da planta?

planta diferente da prefeitura   Nesse caso, a obra teve a aprovação da Prefeitura, contudo, no decorrer da construção, as normas que estavam registradas no documento não foram seguidas ao pé da letra. Teve uma modificação aqui, outra ali e o resultado final foi uma desarmonia com as construções locais. Além da sensatez que entra em ação nesse momento, são os problemas que o dono do imóvel poderá ter, entre elas:  

• Nunca receberá o Habite-se

planta diferente da prefeitura   Se trata da autorização final dada pela Prefeitura que libera o imóvel para utilização. Quando a construção termina, o construtor ou proprietário precisa fazer a solicitação da carta de " Habite-se" junto a Prefeitura. Diante disso, o órgão vai pedir uma vistoria para analisar se a construção realmente foi feita de acordo com o projeto aprovado. No caso de construção diferente da planta, o uso do imóvel se torna ilegal.  

• Não há possibilidade de registrar o imóvel e tirar a escritura

planta diferente da prefeitura   Para fazer isso, é necessário ter o Habite-se. Um imóvel sem registro e sem escritura não tem valor legal. Portanto, o dia em que for vender, vai precisar fazer um contrato de gaveta e o comprador terá mais problemas em justificar essa compra. Outro problema, é que o proprietário do imóvel sem escritura poderá ser questionado judicialmente quanto a posse do bem. A escritura é o documento que comprova a propriedade atual e antiga do imóvel. Diante da lei,  aquele que tiver o nome na escritura é o real proprietário.  

• Cobrança de multas

  Construção diferente da planta pode receber multas, algumas muito altas, especialmente porque ele não terá os documentos de regularização. Pode demorar anos para que a Prefeitura descubra o problema ou pode ser de forma imediata, especialmente em construções que desobedecem o limite de pavimentos. O fato é que as multas chegam, em alguns casos, as consequências podem ser piores, como pedidos de demolição.  

É possível regularizar o imóvel depois de pronto?

planta diferente da prefeitura   A boa notícia é que isso pode ser resolvido em alguns casos, porém, em outros não. A legalização pode ser conseguida através de um profissional da área como engenheiro ou arquiteto. Esses profissionais conhecem todo o processo e tem o conhecimento técnico necessário para analisar os requisitos do imóvel. Ademais, eles estão por dentro da legislação urbanística da cidade. Depois de avaliar a construção, eles saberão se o imóvel é inseguro para usabilidade ou se a obra foi feita em áreas indevidas. Além disso, poderão perceber se o mesmo corre risco de ser demolido. Caso ainda tiver possibilidade de legalização, os profissionais orientam o proprietário a abrir um processo na Prefeitura. A verdade é que legalizar um imóvel com construção diferente da planta é muito trabalhoso, demorado e custoso. Serão necessários uma série de documentos e no caso de situações irregulares, o problema pode ser maior. Por isso, dependendo do projeto, não se consegue regularização. Os critérios de regularização de um imóvel podem mudar de acordo com o município onde o mesmo foi construído. Por conta disso, a melhor maneira de ter um imóvel regularizado e sem dores de cabeça, é evitar construção diferente da planta. Procure profissionais especializados para garantir que o seu projeto seja completamente regular.
Postado pelo Construtora JV
O quanto este conteúdo foi útil para você

4.5 / 5. 27


Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Artigos relacionados
Nova Odessa: um bom lugar para se comprar imóveis!
27, agosto, 2020 Nova Odessa: um bom lugar para se comprar imóveis! Nova Odessa é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas. De acordo com último senso ...

leia mais

Conheça todas as vantagens de comprar seu imóvel direto com construtoras
22, janeiro, 2021 Conheça todas as vantagens de comprar seu imóvel direto c... Todas as pessoas interessadas em adquirir um imóvel precisam estudar as melhores formas de financiam...

leia mais

Não erre ao investir em um imóvel
21, maio, 2021 Não erre ao investir em um imóvel Existem erros no investimento de um imóvel, entretanto, isso não significa que os imóveis não sejam ...

leia mais