Você conhece todas as fases de uma construção? Descubra quais são elas!
4 de junho de 2020 Você conhece todas as fases de uma construção? Descubra quais são elas! Construir ou reformar é uma ação bastante trabalhosa, no entanto, se as fases de uma construção forem bem planejadas, as chances de algo dar errado são muito pequenas. É claro que antes de mais nada, é preciso escolher bem o terreno, em alguns casos, é necessário preparar ele para o início da obra. Os demais passos envolvem o projeto arquitetônico, instalações hidráulicas e elétricas. Entenda mais sobre esse assunto!  

Quais são as fases de uma construção?

Olhando de fora, pode parecer ser bem fácil levantar uma edificação, é compreensível que algumas pessoas pensem assim, pois é comum que a obra seja feita de uma forma bem rápida, quando existe um planejamento. É natural que essa impressão tenha força, afinal, um dos passos bastante importante é   a pré obra. Através dela é realizado todo o planejamento que vai envolver o processo construtivo. Saiba quais são! quais são as fases de uma construção  

Separação da documentação necessária

Toda a obra precisa se enquadrar dentro das exigências dos órgãos locais, pois caso houver alguma fiscalização, toda a construção pode ser interditada caso não tiver a documentação de liberação. Como ninguém quer ter uma dor de cabeça dessa magnitude, então, vale enfatizar que os seguintes documentos devem ser verificados:
  • ♦ Análise da documentação do terreno, bem como o cumprimento da legislação municipal;
  • ♦ Matrícula do imóvel;
  • ♦ Alvará de construção;
  • ♦ ART - Anotação de Responsabilidade Técnica;
  • ♦ Habite-se, certificado de conclusão da obra;
  • ♦ Registro do Imóvel;
  • ♦ Cadastro do Imóvel na Prefeitura;

Realização do Projeto Arquitetônico

Esse projeto é realizado por um arquiteto, onde todos os dados importantes da obra serão colocados no papel, sobretudo a planta. É através desse projeto que os órgãos competentes aprovarão ou não a construção. Depois desse projeto, o engenheiro realiza adendos de instalação elétrica, hidráulica e sanitária.  

Contratação da equipe de profissionais

Dentro das fases de uma construção encontram-se a contratação de mão de obra especializada, que são: Arquiteto, Engenheiro, Mestre de Obras, Auxiliares de Serventes, Eletricista, Encanador e outros. O time precisa ser bem escolhido, pois boa parte do sucesso da obra parte dos profissionais. quais são as fases de uma construção  

Execução dos serviços

A parte prática começa somente quando os projetos, orçamentos e planejamentos estiverem prontos. É essencial armazenar todo o material com bastante cuidado, pois não pode correr o risco de faltar insumos durante a obra. As fases de uma construção consistem em:  

♦ Fundação, estrutura de paredes

Essa fase se refere a fundação,  levantamento das paredes e construção de toda a estrutura do imóvel. Além disso, toda a divisão dos cômodos e fechamento fazem parte dessa primeira etapa prática.  

♦ Cobertura

O forro é construído, bem como a escolha do tipo de cobertura. O objetivo é proteger o  imóvel e também oferecer uma segurança acústica e térmica.

♦ Instalações

Elétrica, hidráulica e sanitária são pensadas nessa etapa, embora o projeto já estava previamente pronto, pois o engenheiro já se encarregou de cada detalhe que envolve esses serviços fundamentais para moradia.  

♦ Acabamento e pintura

Essa é uma das fases da construção que objetivam dar forma e beleza ao imóvel. Por isso, ela é deixada para o final, onde são realizados acabamentos nas paredes, colocação de esquadrias e a pintura. Depois da finalização do acabamento e pintura, vem o paisagismo, caso necessário e por fim, a limpeza completa da obra. O grande prazer das construtoras é justamente quando chega esse momento, que é a entrega do imóvel ao proprietário. A vantagem de contar com profissionais especializados é justamente essa, pois eles são especializados em todas as fases de uma construção e por isso, não há geração de problemas e preocupações para os proprietários. Ademais, ainda existe uma garantia depois da entrega das chaves.   Gostou do conteúdo? Confira também: Planejamento de Obra: Saiba o que é e como fazer o seu!  
Postado pelo Construtora JV
O quanto este conteúdo foi útil para você

5 / 5. 1


Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Artigos relacionados
Conheça todas as vantagens de comprar seu imóvel direto com construtoras
22, janeiro, 2021 Conheça todas as vantagens de comprar seu imóvel direto c... Todas as pessoas interessadas em adquirir um imóvel precisam estudar as melhores formas de financiam...

leia mais

Como começar a decorar seu apartamento
12, fevereiro, 2021 Como começar a decorar seu apartamento Depois da ansiedade de esperar a entrega do seu cantinho, começam as pesquisas e todos os procedimen...

leia mais

Vai construir? Fique atento a esses 5 pontos
18, setembro, 2020 Vai construir? Fique atento a esses 5 pontos Se você vai construir, sabe que essa tarefa envolve inúmeros pontos de atenção, desde o preparo do t...

leia mais