8 etapas de uma obra para quem planeja construir do zero
6 de agosto de 2020 8 etapas de uma obra para quem planeja construir do zero A escolha de construir do zero parte de muitas pessoas, isso porque é mais fácil personalizar um imóvel para que atenda todas as expectativas dos moradores. No entanto, para que todas as etapas sem cumpridas com sucesso, é necessário muito planejamento. Engana-se quem pensa que construir do zero é apenas comprar o material e contratar os profissionais para a mão de obra. Existem diversos aspectos que precisam ser estudados com bastante cautela.  

Quais as principais etapas para construir do zero?

O planejamento é a parte crucial para começar qualquer tipo de obra, ele deve ser iniciado antes mesmo de comprar os materiais que serão usados na construção. Isso é o que chamamos de "pré obra".  Nesse momento, deve-se se atentar a parte documental e também dos detalhes de arquitetura para iniciar o projeto. São exigidos algumas idas a Prefeitura para conseguir o alvará e outras liberações elétricas e hidrossanitárias. Quando uma empresa construtora é contratada, ela cuida de todos esses detalhes, somente depois, ela começa a realizar o orçamento e o cronograma da obra para então, dar início ao processo, inclusive, a limpeza do terreno, contratações e etc. Em linhas gerais, as principais etapas da obra consistem em: etapas de uma obra  

1- Elaboração de uma planilha de gastos e contratações

Não comece uma obra sem ter um controle, caso contrário, no final não saberá nem quanto e onde investiu o seu dinheiro. É necessário anotar todos os custos com materiais, documentos e principalmente mão de obra. A mão de obra é composta por inúmeros profissionais, entre eles: Arquiteto, Engenheiros, Mestre de Obra, Pedreiros, Serventes, Eletricista, Encanador e outros. Essa é uma etapa fundamental para quem vai construir do zero, afinal, é necessário alinhar o seu orçamento com todo os gastos que serão feitos durante as etapas. A vantagem de contratar uma construtora, é que tudo isso será feito por eles, inclusive, o controle e armazenamento de material.  

2- Fundação

De forma operacional, essa é a 1ª etapa de uma construção, é o alicerce da edificação, caso ela não seja feita de forma adequada, a estrutura pode ser comprometida. Tudo começa pela limpeza e nivelamento do terreno, então, são feitas as fundações e a marcação da obra. Essa etapa não demora, todavia, é necessário respeitar o tempo de secagem.  

3- Alvenaria

Tudo seco, então é hora de começar a dar vida a construção. Começam-se a fazer as paredes com cimento, tijolos e areia. Para quem está pensando em construir do zero, essa é fase onde a obra começa a ganhar forma, pois todos os cômodos desenhados na planta aparecem em forma de uma esqueleto.  

4- Estrutura

Nessa etapa, são feitas as vigas e colunas que vão sustentar a edificação. No Brasil, o tipo de estrutura mais usado é o concreto armado, no entanto, existem outros meios como: Steel Frame, Alvenaria Estrutural, Madeira, Estruturas Metálicas e outros. O tipo de estrutura a ser escolhido vai depender do objetivo e também, do orçamento destinado à obra. Essa é uma parte que deve ser decidida ainda na etapa 1 (planejamento). etapas de uma obra  

5- Parte Elétrica e Hidráulica

A fiação elétrica e demais estruturas hidráulicas que ficam internas, devem ser colocadas nessa fase da obra. São muitos detalhes que devem ser considerados ao construir do zero nessa etapa, pois é necessário pensar nos cabos, canos, quadro de distribuição de energia, fios e conexões. Portanto, é nesse momento que entram o eletricista e o encanador. Além de um trabalho muito minucioso, é fundamental que ele seja feito com precisão e acompanhamento de um profissional especializado. Caso o projeto tenha gás encanado e ar condicionado, então essa é a fase crucial para colocar os canos e fazer os furos. Pois se deixar para depois, será necessário fazer quebradeiras.  

6- Cobertura

A colocação do telhado é a parte mais edificante, pois isso mostra que tudo correu bem até aqui. Afinal, as paredes já estão erguidas e todo o sistema elétrico e hidráulico está instalado. Em alguns projetos são feitas uma laje para depois iniciar o telhado. No entanto, em outros casos, são escolhidos apenas um forro. O telhado pode ser exposto ou embutido com telhas, concreto e outros tipos de acabamentos. Nesse caso, é fundamental analisar a estética do imóvel requerida e também, o orçamento disponível para cobertura.  

7- Revestimento e Impermeabilização

Todas as paredes internas e externas não podem ficar apenas no tijolo, portanto, é fundamental iniciar o processo de revestimento, o conhecido reboco, onde são usados massa de cimento e areia nas áreas externas e gesso natural nas áreas internas. Geralmente, em áreas úmidas da casa, as paredes ganham revestimentos de azulejos, desse modo, elas ficam mais resistentes a ação da água. Com relação a impermeabilização, ela deve ser feita em terraços, reboco externos, aterros e fundações. O objetivo é evitar problemas futuros com infiltrações.  

8- Acabamento

Construir do zero vai ser muito vantajoso quando chegar nessa etapa, o acabamento envolve a toda a parte de colocação de piso, tapumes, portões, esquadrias, portas, janelas, bancadas, peças sanitárias e outros. Depois que tudo estiver pronto, coloca-se as torneiras, tomadas,lâmpadas e demais detalhes como a pintura, paisagismo e limpeza pós obra. De fato, construir do zero dá bastante trabalho. No entanto, isso pode ser resolvido contratando uma Construtora como a JV. Entre em contato sem compromisso e saiba como nós podemos te ajudar! Gostou do conteúdo? Confira também: Comprar um imóvel pronto ou construir? Saiba as vantagens de cada um!
Postado pelo Construtora JV
O quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0


Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Artigos relacionados
Não erre ao investir em um imóvel
21, maio, 2021 Não erre ao investir em um imóvel Existem erros no investimento de um imóvel, entretanto, isso não significa que os imóveis não sejam ...

leia mais

Conheça todas as vantagens de comprar seu imóvel direto com construtoras
22, janeiro, 2021 Conheça todas as vantagens de comprar seu imóvel direto c... Todas as pessoas interessadas em adquirir um imóvel precisam estudar as melhores formas de financiam...

leia mais

5 dicas para você montar a cozinha do seu apartamento
29, janeiro, 2021 5 dicas para você montar a cozinha do seu apartamento Montar a cozinha do seu apartamento é uma tarefa muito importante, afinal, esse ambiente requer func...

leia mais