8 etapas de uma obra para quem planeja construir do zero
6 de agosto de 2020 8 etapas de uma obra para quem planeja construir do zero A escolha de construir do zero parte de muitas pessoas, isso porque é mais fácil personalizar um imóvel para que atenda todas as expectativas dos moradores. No entanto, para que todas as etapas sem cumpridas com sucesso, é necessário muito planejamento. Engana-se quem pensa que construir do zero é apenas comprar o material e contratar os profissionais para a mão de obra. Existem diversos aspectos que precisam ser estudados com bastante cautela.  

Quais as principais etapas para construir do zero?

O planejamento é a parte crucial para começar qualquer tipo de obra, ele deve ser iniciado antes mesmo de comprar os materiais que serão usados na construção. Isso é o que chamamos de "pré obra".  Nesse momento, deve-se se atentar a parte documental e também dos detalhes de arquitetura para iniciar o projeto. São exigidos algumas idas a Prefeitura para conseguir o alvará e outras liberações elétricas e hidrossanitárias. Quando uma empresa construtora é contratada, ela cuida de todos esses detalhes, somente depois, ela começa a realizar o orçamento e o cronograma da obra para então, dar início ao processo, inclusive, a limpeza do terreno, contratações e etc. Em linhas gerais, as principais etapas da obra consistem em: etapas de uma obra  

1- Elaboração de uma planilha de gastos e contratações

Não comece uma obra sem ter um controle, caso contrário, no final não saberá nem quanto e onde investiu o seu dinheiro. É necessário anotar todos os custos com materiais, documentos e principalmente mão de obra. A mão de obra é composta por inúmeros profissionais, entre eles: Arquiteto, Engenheiros, Mestre de Obra, Pedreiros, Serventes, Eletricista, Encanador e outros. Essa é uma etapa fundamental para quem vai construir do zero, afinal, é necessário alinhar o seu orçamento com todo os gastos que serão feitos durante as etapas. A vantagem de contratar uma construtora, é que tudo isso será feito por eles, inclusive, o controle e armazenamento de material.  

2- Fundação

De forma operacional, essa é a 1ª etapa de uma construção, é o alicerce da edificação, caso ela não seja feita de forma adequada, a estrutura pode ser comprometida. Tudo começa pela limpeza e nivelamento do terreno, então, são feitas as fundações e a marcação da obra. Essa etapa não demora, todavia, é necessário respeitar o tempo de secagem.  

3- Alvenaria

Tudo seco, então é hora de começar a dar vida a construção. Começam-se a fazer as paredes com cimento, tijolos e areia. Para quem está pensando em construir do zero, essa é fase onde a obra começa a ganhar forma, pois todos os cômodos desenhados na planta aparecem em forma de uma esqueleto.  

4- Estrutura

Nessa etapa, são feitas as vigas e colunas que vão sustentar a edificação. No Brasil, o tipo de estrutura mais usado é o concreto armado, no entanto, existem outros meios como: Steel Frame, Alvenaria Estrutural, Madeira, Estruturas Metálicas e outros. O tipo de estrutura a ser escolhido vai depender do objetivo e também, do orçamento destinado à obra. Essa é uma parte que deve ser decidida ainda na etapa 1 (planejamento). etapas de uma obra  

5- Parte Elétrica e Hidráulica

A fiação elétrica e demais estruturas hidráulicas que ficam internas, devem ser colocadas nessa fase da obra. São muitos detalhes que devem ser considerados ao construir do zero nessa etapa, pois é necessário pensar nos cabos, canos, quadro de distribuição de energia, fios e conexões. Portanto, é nesse momento que entram o eletricista e o encanador. Além de um trabalho muito minucioso, é fundamental que ele seja feito com precisão e acompanhamento de um profissional especializado. Caso o projeto tenha gás encanado e ar condicionado, então essa é a fase crucial para colocar os canos e fazer os furos. Pois se deixar para depois, será necessário fazer quebradeiras.  

6- Cobertura

A colocação do telhado é a parte mais edificante, pois isso mostra que tudo correu bem até aqui. Afinal, as paredes já estão erguidas e todo o sistema elétrico e hidráulico está instalado. Em alguns projetos são feitas uma laje para depois iniciar o telhado. No entanto, em outros casos, são escolhidos apenas um forro. O telhado pode ser exposto ou embutido com telhas, concreto e outros tipos de acabamentos. Nesse caso, é fundamental analisar a estética do imóvel requerida e também, o orçamento disponível para cobertura.  

7- Revestimento e Impermeabilização

Todas as paredes internas e externas não podem ficar apenas no tijolo, portanto, é fundamental iniciar o processo de revestimento, o conhecido reboco, onde são usados massa de cimento e areia nas áreas externas e gesso natural nas áreas internas. Geralmente, em áreas úmidas da casa, as paredes ganham revestimentos de azulejos, desse modo, elas ficam mais resistentes a ação da água. Com relação a impermeabilização, ela deve ser feita em terraços, reboco externos, aterros e fundações. O objetivo é evitar problemas futuros com infiltrações.  

8- Acabamento

Construir do zero vai ser muito vantajoso quando chegar nessa etapa, o acabamento envolve a toda a parte de colocação de piso, tapumes, portões, esquadrias, portas, janelas, bancadas, peças sanitárias e outros. Depois que tudo estiver pronto, coloca-se as torneiras, tomadas,lâmpadas e demais detalhes como a pintura, paisagismo e limpeza pós obra. De fato, construir do zero dá bastante trabalho. No entanto, isso pode ser resolvido contratando uma Construtora como a JV. Entre em contato sem compromisso e saiba como nós podemos te ajudar! Gostou do conteúdo? Confira também: Comprar um imóvel pronto ou construir? Saiba as vantagens de cada um!
Postado pelo Construtora JV
O quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0


Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Artigos relacionados
Concreto armado vs. alvenaria estrutural: Saiba mais sobre essas soluções
01, julho, 2020 Concreto armado vs. alvenaria estrutural: Saiba mais sobr... São tantas as opções de materiais disponibilizadas no mercado da construção civil que as dúvidas com...

leia mais

Avenida Ampélio Gazetta: A localização mais valorizada da região
19, março, 2021 Avenida Ampélio Gazetta: A localização mais valorizada da... Toda a cidade possui uma região mais valorizada, onde o comércio e demais empresas se instalam para ...

leia mais

Conheça as 5 vantagens de ter uma área de lazer no seu prédio!
20, dezembro, 2020 Conheça as 5 vantagens de ter uma área de lazer no seu pr... A maioria das famílias ficam encantadas com as vantagens da área de lazer nos prédios modernos que s...

leia mais