Vai construir? Fique atento a esses 5 pontos
18 de setembro de 2020 Vai construir? Fique atento a esses 5 pontos Se você vai construir, sabe que essa tarefa envolve inúmeros pontos de atenção, desde o preparo do terreno, contratação de mão de obra, licenças, documentos, compra de materiais até a execução da obra. É um processo complexo que exige muito planejamento em todas as etapas para assegurar o cumprimento da obra dentro do prazo acordado e conforme orçamento estabelecido.  

1- Dicas importantes para quem vai construir!

A construção sempre deve vir acompanhada pela assessoria de profissionais especializados, afinal, são muitos os detalhes que devem ser analisados antes de começar qualquer reforma ou construção do zero. Esses profissionais garantem que uma série de cuidados sejam tomados antes, durante e depois da consolidação dos projetos. São eles:

2- Atendendo as normas da reforma

Toda reforma deve estar em vigor com a norma NBR 16289.2014, ela estabelece alguns requisitos para todo o sistema de gestão de controle de processos, projetos, execuções e segurança exigidos em todas as etapas da obra.  Afinal, ninguém quer ter problemas com os órgãos competentes. Além disso, a lei exige a supervisão do profissional habilitado em arquitetura ou engenharia para qualquer tipo de obra ou reforma. Ele precisa preencher um registro de responsabilidade técnica chamado ART para garantir a segurança da reforma ou construção.  

3- Definição do orçamento da construção

Um dos fatores que mais impactam o projeto é o orçamento, que, inclusive, deve ser planejado de forma antecipada.  Dentro do orçamento são definidos inúmeros fatores como: Tamanho do imóvel, qualidade dos materiais utilizados, custos da mão de obra etc. É fundamental realizar uma projeção bem realista e se manter nela durante as etapas para não ter surpresas desagradáveis no final.  

4- Contratação de mão de obra especializada

O primeiro passo é a contratação de bom arquiteto e engenheiro e os demais profissionais: Mestre de obras, serventes de pedreiro, eletricistas, encanadores, pintores etc. A vantagem de contratar empresas construtoras é a possibilidade de contratar a equipe de profissionais completa, eles se responsabilizam por toda a parte burocrática e operacional da obra. Os profissionais precisam ser de confiança, pois são eles que cuidarão de todos os processos, desde o uso adequado dos materiais, armazenamento, prazos e de outros detalhes acordados para que o seu projeto fique conforme desejado.  

5- Faça escolhas inteligentes

Se você vai construir já deve ter percebido que existem materiais muito caros, portanto, tente encontrar alternativas interessantes e sustentáveis que vão reduzir o custo da obra e deixar o seu projeto com a mesma qualidade. O mercado oferece uma infinidade de possibilidades de janelas, portas pisos e demais revestimentos elegantes e sem alto custo. Pesquise bastante e fale com os responsáveis pela obra.  

Fique por dentro do cronograma da obra

Bons profissionais fazem cronograma da obra, dessa forma, você poderá acompanhar de forma detalhada como está cada processo. São eles:
  • Fundação – Preparo dos terrenos e fundação. Essa fase é o alicerce da obra.
  • Alvenaria – Levantamento das paredes, colocação da laje e outros pontos estruturais da obra.
  • Laje e telhado – Parte estrutural e estética do imóvel.
  • Elétrica – Fiação 
  • Hidráulica - Encanamento
  • Acabamento- Pisos, nivelamento de paredes, pintura, instalação de peças sanitárias, torneiras e outros detalhes muito importantes. Essa fase tende a ser demorada e custosa, pois abrange não só as funcionalidades do projeto, mas também a estética final da construção.
Se você vai construir, elimine todas as burocracias contratando uma construtora especializada, pois todos esses detalhes são criteriosamente projetados por eles e o calendário da obra seguirá conforme o planejado. Para o contratante, basta acompanhar!   Gostou? Confira também: 3 erros ao investir em um imóvel que as pessoas costumam cometer
Postado pelo Construtora JV
O quanto este conteúdo foi útil para você

5 / 5. 1


Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Artigos relacionados
8 etapas de uma obra para quem planeja construir do zero
06, agosto, 2020 8 etapas de uma obra para quem planeja construir do zero A escolha de construir do zero parte de muitas pessoas, isso porque é mais fácil personalizar um imó...

leia mais

Vai construir? Fique atento a esses 5 pontos
18, setembro, 2020 Vai construir? Fique atento a esses 5 pontos Se você vai construir, sabe que essa tarefa envolve inúmeros pontos de atenção, desde o preparo do t...

leia mais

Conheça as vantagens de morar em um apartamento de torre única
26, março, 2021 Conheça as vantagens de morar em um apartamento de torre ... Apartamento torre de única é um empreendimento bastante cobiçado, afinal, ele oferece inúmeras vanta...

leia mais