4 tipos de iluminação que você precisa conhecer para a sua obra
30 de julho de 2020 4 tipos de iluminação que você precisa conhecer para a sua obra Existem muitos tipos de iluminação, cada uma delas cumpre um papel diferente. No entanto, o que se pode afirmar é que a iluminação tem um grande poder de otimizar espaços e valorizar ainda mais qualquer ambiente. É justamente por isso que arquitetos e decoradores sempre tem uma grande preocupação com o projeto luminotécnico, onde o ideal é sempre combinar a luz natural com artificial para que os cômodos fiquem extremamente funcionais.   

Quais são os principais tipos de iluminação?

  Em meia a tantas opções, serão citados os tipos de iluminação mais usuais em projetos de decoração.  O objetivo é mencionar a sua importância para cada ambiente de uma casa para que eles se tornem mais aconchegantes e úteis. Existem 4 tipos de uso da luz em ambientes no designer de interiores, são eles:  

1- Iluminação Direta

Essa é a mais utilizada, isso porque ela foca na "funcionalidade dos ambientes", pois promove uma espécie de pontos de luz para que as atividades da rotina diária possam ser executadas mais facilmente. A iluminação direta realça um ponto específico da casa, por isso, é muito comum que cozinhas, escritórios e salas de estar com espaço para leitura tenham esse tipo de iluminação que pode ser conseguida através de abajures, luminárias e lâmpadas especiais.  

2- Iluminação Indireta

Para ambientes que exigem mais aconchego, essa é a luz ideal, afinal, ela foca para uma superfície que reflete a luz para outros lugares conferindo um visual de conforto para ambientes intimistas. Portanto, essa é uma boa pedida para salas de TV e quartos.  

3-Iluminação difusa

A maioria das casas no Brasil possui esse tipo de iluminação, ela consiste na distribuição da luz por igual nos ambientes. Para conseguir esse efeito, são usadas luminárias de teto ou lustres. Um exemplo disso são os lustres usados em cima da mesa de jantar, luminárias de parede para banheiros e outros. Via de regra, nessa iluminação, a lâmpada sempre é colocada no teto ou centralizada nos cantos. O objetivo é iluminar tudo de forma uniforme, sem sombreamento.  

4- Iluminação de Orientação

Nesse tipo de iluminação, o objetivo é promover a segurança nos ambientes, pois as luzes guiam. Por isso, é muito usado em escadas, corredores, ao redor de piscinas e jardins. Através dessa iluminação, a circulação fica mais confortável. Todavia, esse conceito também tem ganhado força em decorações onde se usam gesso criando uma atmosfera interessante para os ambientes. As lâmpadas geralmente são colocadas no chão ou paredes. Como visto acima, cada ambiente ganha um conceito diferente com determinado tipo de iluminação. Por isso, é importante prestar atenção na hora de adquirir e instalar lâmpadas sem orientação de um profissional. Luzes claras são bem vinda na cozinha, entretanto, não devem ser usadas no quarto. Pequenos detalhes podem fazer muita diferença na qualidade de vida de todos os moradores. A boa notícia é  que pode-se projetar um tipo de iluminação funcional, bonita e segura sem a necessidade de investir muito dinheiro para isso. Gostou do conteúdo? Confira também: Conheça 5 dicas para economizar na sua obra!
Postado pelo Construtora JV
O quanto este conteúdo foi útil para você

0 / 5. 0


Mostrar posts:

Siga nosso Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Artigos relacionados
4 tipos de iluminação que você precisa conhecer para a sua obra
30, julho, 2020 4 tipos de iluminação que você precisa conhecer para a su... Existem muitos tipos de iluminação, cada uma delas cumpre um papel diferente. No entanto, o que se p...

leia mais

Região Metropolitana de Campinas: Entenda porque esta região é tão valorizada!
20, agosto, 2020 Região Metropolitana de Campinas: Entenda porque esta reg... A Região Metropolitana de Campinas é formada por 20 municípios, sendo que todos são muito conhecidos...

leia mais

Nova Odessa: um bom lugar para se comprar imóveis!
27, agosto, 2020 Nova Odessa: um bom lugar para se comprar imóveis! Nova Odessa é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas. De acordo com último senso ...

leia mais